segunda-feira, 28 de março de 2011

Dia Mundial do Teatro

Ontem, dia 27, comemorou-se o Dia Mundial do Teatro, mas desculpem só hoje é que consegui postar sobre este dia. Irei dar-vos a conhecer um pouco da história do Teatro e a sua comemoração, bem como a origem desta arte em Portugal e informações sobre o Museu Nacional do Teatro. 


A HISTÓRIA DO TEATRO
Comecemos por dar uma pequena definição da palavra Teatro. Teatro do grego théatron (θέατρον) é uma forma de arte em que um actor ou conjunto de actores, interpreta uma história ou actividade para o público num determinado local. Com o auxílio de dramaturgos (autores de peças teatrais) ou de situações improvisadas, de directores e técnicos, o espetáculo tem como objectivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público.

A origem do teatro não tem data nem local exactos. Existem várias teorias que não podem ser comprovadas, pois há mais especulações que evidências. Os antropologistas elaboraram a hipótese de que este teria surgido a partir dos rituais primitivos. Outras das hipóteses é que tenha surgido a partir do facto de se contar histórias ou através de danças, jogos e imitações. Os rituais na história da humanidade começaram por volta de 80.000 anos a.C.

O primeiro evento com diálogos registado foi uma apresentação anual de peças sagradas no Antigo Egipto. A apresentação era sobre o mito de Osíris e Ísis, por volta de 2500 a.C., que conta a história da morte e ressurreição de Osíris e a coroação de Horus. As representações mais conhecidas e a primeira teorização sobre teatro vieram dos antigos gregos, sendo a primeira obra escrita de que se tem notícia, a Poética de Aristóteles.

As formas teatrais orientais foram registadas por volta do ano 1000 a.C., com o drama sânscrito do antigo teatro Indu. Na China, o teatro iniciou-se na mesma época, porém no Japão, as formas teatrais Kabuki, Nô e Kyogen têm registos apenas no século XVII d.C.

COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DO TEATRO
O Dia Mundial do Teatro (27 de Março) celebra-se desde de 1962, devido à sua história e ao importante valor que representa na formação e educação cultural da sociedade.
Para comemorar este dia, estão a decorrer muitas actividades em palcos do nosso país:

=> Cemitério dos Prazeres celebra Chapitô
É uma celebração conjunta, que comemora simultaneamente o Dia Mundial do Teatro, 30 anos do projecto Chapitô, 20 anos do projecto educativo EPAOE Escola profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo do Chapitô e 15 anos de teatro físico e do gesto da Companhia do Chapitô. Cemitério dos Prazeres, a nova criação da Companhia do Chapitô, serve para assinalar estas datas relevantes na história deste grupo e estará em cena na Tenda do Chapitô, em Lisboa, até dia 24 de Abril, e com porta aberta a 27 de Março. http://chapito.org/?s=events

=> Morte de Judas na Cornucópia
Com estreia marcada para 2 de Março, a Morte de Judas estará em cena no teatro da Cornucópia e conta ainda com uma curta série de representações no Teatro do Bairro Alto. Para ver nos dias 24, 25, 26, 27 e 31 de Março e 1, 2 e 3 de Abril, de quinta-feira a Sábado às 21h30h e ao domingo às 16h00. Os bilhetes custam 15 euros. http://www.teatro-cornucopia.pt/htmls/conteudos/EkulEAAFkkAMCwZPoS.shtml

=>A Pérola na Malaposta
A mítica obra de John Steinbeck é adaptada ao teatro pela Companhia da Esquina em co-produção, estreando-se no Centro Cultural da Malaposta dia 31 de Março, onde permanece em exibição até dia 10 de Abril. A Pérola, história de Kino, da sua família e da sua cabana à beira do mar é uma parábola que traduz o eterno contraditório entre o mundo material e o mundo espiritual. Para ver de quinta a sábado às 21h30 e ao domingo às 16h00. http://www.companhiadaesquina.com/

Fontes:

1 comentário: