domingo, 27 de março de 2011

Quando o computador está lento

Muitas vezes, o nosso computador anda muito lento e não sabemos o que fazer... Vou deixar-vos aqui algumas dicas do que se pode fazer nesta situação.

Primeiro que tudo, convém vermos se temos ficheiros e pastas desnecessárias no nosso computador, se tivermos devemos elimina-las.

Em segundo, fazemos o download do programa Ccleaner (imagem 1),  acedendo ao site:  http://www.baixaki.com.br/download/ccleaner.htm
Instalamos o programa e ao abri-lo, clicamos em correr cleaner (imagem 2). De seguida, efectuamos a correcção de erros de registo do Windows, clicando no botão registo e depois em procurar erros (imagem 3). (O programa irá analisar e depois pedir para fazer alterações no registo) Temos que clicar em sim e escolher um local onde gravar as alterações (imagem 4 e 5). (O programa vai corrigir os erros e guardar as alterações no local que escolhemos)
Depois, devemos reiniciar o computador para que sejam assimiladas as alterações (imagem 6).
 Imagem 1
 Imagem 2
 Imagem 3
 Imagem 4
 Imagem 5
Imagem 6

Em terceiro, podemos também desfragmentar o disco, seguindo o caminho: Iniciar/ Todos os programas/ Acessórios/ Ferramentas do Sistema/ Desfragmentador de disco (imagem 7)
Quando o programa estiver aberto, clicar em Analisar e depois desfragmentar. (imagem 8 e 9)
Imagem 7

Imagem 8

Imagem 9


Em quarto, devemos ainda verificar se o computador possui malwares e vírus. 
Para verificarmos malwares (imagens 10, 11, 12 e 13), instalamos o programa malwarebytes.  (site: http://www.malwarebytes.org/)

Imagem 10


Imagem 11


Imagem 12


Imagem 13


Para verificarmos vírus com programas grátis (imagens 14, 15, 16 e 17), instalamos o Avira ou o Microsoft Security Essentials. (sites: http://www.avira.com/en/for-home / http://www.microsoft.com/security_essentials/)

 Imagem 14

Imagem 15

Imagem 16

 Imagem 17
 

Para verificarmos vírus com programas pagos (imagens 18 e 19), instalamos o ESET ou o Kaspersky. (sites: http://www.eset.com/us/ / http://www.kaspersky.com.pt/)

Imagem 18

Imagem 19


Se depois de termos feito tudo isto, o computador continuar lento, só nos resta gravar todas as pastas e ficheiros em dvd's e pen's e depois formata-lo, utilizando o cd de instalação do windows.

Agradecimentos ao colaborador do blog E Quando Anoitece.