sexta-feira, 8 de abril de 2011

Dia Mundial da Saúde

Ontem, dia 7, foi o Dia Mundial da Saúde e quero partilhar convosco algumas informações sobre este dia.


SAÚDE
A definição de Saúde possui implicações legais, sociais e económicas dos estados de saúde e doença; sem dúvida, a definição mais difundida é a encontrada no preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde: saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.

DEFINIÇÕES AO LONGO DO TEMPO
Pouco tempo depois do fim da Segunda Guerra Mundial, foi criada a Organização Mundial da Saúde (OMS - Imagem 1), porque havia uma preocupação em definir positivamente a saúde, que incluiria factores como alimentação, actividade física, acesso ao sistema de saúde e etc. O "bem-estar social" da definição deve-se à preocupação com a devastação causada pela guerra, assim como de um optimismo em relação à paz mundial — a Guerra Fria ainda não tinha começado. A OMS foi ainda a primeira organização internacional de saúde a considerar-se responsável pela saúde mental, e não apenas pela saúde do corpo.

A definição adoptada pela OMS tem sido alvo de inúmeras críticas desde então. Definir a saúde como um estado de completo bem-estar faz com que a saúde seja algo ideal, inatingível, e por isso a definição não pode ser usada como meta pelos serviços de saúde.

Em 1977, Christopher Boorse definiu a saúde como a simples ausência de doença, pois pretendia apresentar uma definição "naturalista". Em 1981, Leon Kass achou que o bem-estar mental devia fazer parte do campo da saúde; a sua definição de saúde foi: "o bem-funcionar de um organismo como um todo", ou ainda "uma actividade do organismo vivo de acordo com suas excelências específicas." Em 2001, Lennart Nordenfelt definiu a saúde como "um estado físico e mental em que é possível alcançar todas as metas vitais, dadas as circunstâncias".

As definições acima têm os seus méritos, mas provavelmente a segunda definição mais citada também é da OMS, mais especificamente do Escritório Regional Europeu: "A medida em que um indivíduo ou grupo é capaz, por um lado, de realizar aspirações e satisfazer necessidades e, por outro, de lidar com o meio ambiente". Desta forma, a saúde é vista como um recurso para a vida diária e não o objectivo dela. O facto de abranger os recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas, é um conceito positivo.

Esta visão funcional da saúde interessa muito aos profissionais de saúde pública, (os médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e os engenheiros sanitaristas, e de atenção primária à saúde) porque pode ser usada de forma a melhorar a equidade dos serviços de saúde e de saneamento básico, de forma a que os cuidados sejam de acordo com as necessidades de cada indivíduo ou grupo.

 1- Organização Mundial da Saúde (OMS)

DETERMINANTES DA SAÚDE
O relatório Lalonde afirma que existem 4 determinantes gerais de saúde: biologia humana, ambiente, estilo de vida e assistência médica. Assim, a saúde é mantida e melhorada, não só através da promoção e aplicação da ciência da saúde, mas também através dos esforços e opções de vida inteligentes do indivíduo e da sociedade.

O Alameda County Study analisa a relação entre estilo de vida e saúde. Descobriu que as pessoas podem melhorar a sua saúde através de exercício, sono suficiente, mantendo um peso saudável, limitando o uso de álcool e evitando fumar.

Estudos mostram que em países desenvolvidos, a falta de espaços de lazer no bairro que inclua o ambiente natural conduz a níveis mais baixos de satisfação nesses bairros e a níveis mais elevados de obesidade, o que significa menor bem-estar geral. Por isso, os benefícios psicológicos positivos do espaço natural em aglomerações urbanas devem ser levados em conta nas políticas públicas e de uso da terra.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os principais determinantes da saúde incluem o ambiente social e económico, o ambiente físico e as características e comportamentos individuais da pessoa. Em geral, o contexto em que um indivíduo vive é de grande importância na sua qualidade de vida e no seu estado de saúde.

O ambiente físico é talvez o factor mais importante que deve ser considerado na classificação do estado de saúde de um indivíduo. Isso inclui factores como água e ar limpos, casas, comunidades e estradas seguras, todos contribuindo para a boa saúde.

A percepção de saúde varia muito entre as diferentes culturas, assim quanto as crenças sobre o que traz ou retira a saúde. A OMS define ainda a Engenharia sanitária como sendo um conjunto de tecnologias que promovem o bem-estar físico, mental e social. Sabe-se que sem o saneamento básico (sistemas de água, de esgotos sanitários e de limpeza urbana), a saúde pública fica completamente prejudicada.
 
A OMS reconhece ainda que a cada unidade monetária (dólar, euro, real, etc.) despendida em saneamento, economiza-se cerca de quatro a cinco unidades em sistemas de saúde (postos, hospitais, tratamentos, etc.) e que cerca de 80% das doenças mundiais são causadas por falta de água potável suficiente para atender as populações.
 
"RESISTÊNCIA AOS ANTIMICROBIANOS" 
é o tema do Dia Mundial da Saúde 2011

“Resistência aos antimicrobianos: se não actuarmos hoje, não haverá cura amanhã”( Combat drug resistence - no action today, no cure tomorrow ) é o lema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para celebrar o Dia Mundial da Saúde 2011, a 7 de Abril.

A OMS alerta para o aumento da resistência aos antimicrobianos e para a necessidade de se implementarem medidas urgentes para a sua prevenção e controlo.

Além disso, salienta a importância do papel dos governos, profissionais de saúde, farmacêuticos e doentes no âmbito da implementação de políticas e práticas que garantam a eficácia dos medicamentos que actualmente são utilizados no tratamento de doenças infecciosas e do reforço da prevenção e controlo da emergência de microrganismos resistentes.

De acordo com a OMS, a resistência aos antimicrobianos tem sido facilitada pela falta de políticas de prescrição, pela utilização incorrecta (em doses menores ou por menor tempo do que foi prescrito pelo médico), pela utilização no tratamento de doenças para as quais não são indicados (por exemplo, nas gripes e constipações) e por práticas insuficientes de prevenção e controlo de infecções associadas à prestação de cuidados de saúde.

O uso e abuso dos antimicrobianos nos últimos 70 anos tem provocado o aumento de microrganismos resistentes a estes medicamentos, causando mortes, sofrimento, incapacidade e aumento de custos para o doente e sociedade.

A resistência antimicrobiana ocorre quando microrganismos como bactérias, vírus, fungos e parasitas sofrem alterações que os tornam resistentes aos medicamentos. Este fenómeno é preocupante, pois além da medicação se tornar ineficaz, há o risco de muitas das doenças infecciosas se tornarem incontroláveis e de, através da mobilidade actualmente muito facilitada das pessoas, se poderem propagar rapidamente.

O Dia Mundial da Saúde, comemorado a 7 de Abril desde 1950, celebra ainda a criação da OMS, em 1948.

Em cada ano, a OMS aproveita a ocasião para fomentar a consciência sobre alguns temas chave relacionados com a saúde mundial. Neste sentido, organiza eventos a nível internacional, regional e local para promover o tema escolhido em matéria de saúde.
 

Sites (notícias sobre este dia):