segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Dia dos Namorados

Hoje, dia 14, celebra-se o dia dos Namorados ou o dia de S. Valentim, como quiserem chamar. Como tal, resolvi pesquisar sobre este dia, eis o que descobri...

Neste dia é comum, entre casais, comemorar-se com uma troca mútua de prendas , como postais, bombons, entre coisas relacionadas com este dia. Estima-se que, no Mundo inteiro, aproximadamente, um bilião de cartões com mensagens românticas são mandados a cada ano, tornando este dia um dos mais lucrativos do ano. Como símbolos modernos deste dia, temos o coração e a personagem Cupido.

Conta a história, que neste dia era feito jejum em homenagem a São Valentim e, só na Idade Média associaram o dia ao amor romântico. 
O imperador Cláudio II proibiu o casamento durante as guerras, porém o bispo Valentim lutou sempre contra essa proibição e continuou a celebrar casamentos e, até o próprio se casou em segredo. Ao descobrirem o seu casamento, foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens mandavam cartas, onde diziam que continuavam a acreditar no amor. Entretanto, o bispo apaixonou-se pela filha cega de um carcereiro, a quem, por um acto de milagre, devolveu a visão. Antes de morrer, Valentim enviou uma carta de despedida para ela, onde assinou como «seu Namorado» ou «seu Valentim». 
Foi considerado mártir pela Igreja Católica, o dia da sua morte (14 de Fevereiro) também marca a véspera de «Lupercais», festas anuais celebradas na Roma Antiga em homenagem Juno (deusa da mulher e do matrimónio) e de Pan (deus da natureza).
Há ainda outra versão da história, em que ingleses e franceses, no século XVII, passaram a comemorar este dia como a união do dia dos Namorados. Um século depois, foi adoptada esta data nos Estados Unidos da América, dia intitulado «Valentine's Day». 


Sites:
http://www.youtube.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário