quinta-feira, 14 de abril de 2011

Curiosidades sobre o BEIJO

Decidi pesquisar sobre curiosidades do beijo e encontrei coisas bastante interessantes 
que quero partilhar convosco.


Curiosidades numéricas:
Pesquisas realizadas com casais mostram que as mulheres beijam mais do que os homens. Enquanto 90% delas gostam de beijos durante a relação, eles possuem um percentual menor.

Uma pessoa comum passa 20.160 minutos (14 dias) da sua vida a beijar.

Estima-se que os homens que beijam as suas esposas ao despedirem-se, antes de sair de casa, vivem cinco anos mais e ganham salários maiores do que aqueles que apenas batem a porta. Os homens da última categoria também tendem a sofrer mais acidentes de trânsito.

O beijo mais longo durou 31 horas e foi realizado para um programa de televisão chamado “Ricki Lake” em 2002, na cidade de New Jersey.

Estudos indicam que 66% das pessoas mantêm os olhos fechados enquanto beija. O restante sente prazer em observar a miríade de emoções no rosto do parceiro(a).

Metade das pessoas tem o seu primeiro beijo amoroso antes dos 14 anos de idade.

O Beijo noutras culturas:
Beijar em público não é bem visto no Japão, Taiwan, China e Coreia. Os beijos japoneses típicos são «beijocas» para nós e parecem ter sido criados para censurar a «perda da moral» do ocidente. Um casal japonês deve manter certa distância antes de se curvarem para encostarem os lábios por um segundo.

Em alguns locais ou certas ocasiões beijar é crime. Nos EUA, no estado de Indiana, é ilegal que um homem de bigode “beije habitualmente seres humanos”. Na cidade de Hartford, Connecticut, é ilegal que um marido beije a esposa ao domingo. Os beijos nas bochechas só são dados por pessoas íntimas e não é o cumprimento padrão como no Brasil ou na Europa.

Em algumas tribos africanas presta-se homenagem ao chefe ao beijar o chão por onde ele passou.

A etiqueta vitoriana exigia que o homem se curvasse para beijar a mão das damas.

Os esquimós, polinésios e malásios esfregam os narizes em vez de se beijar.

Outras curiosidades:
Os Hershey’s Kisses têm este nome porque a máquina que os fabrica parece beijar a esteira transportadora ao depositar o chocolate. (consulte = www.hersheys.com/kisses.aspx )

Beijo de borboleta é o nome dado a uma espécie infantil de beijo onde se pestaneja suavemente as pestanas contra as pestanas de outra pessoa, também pode ser dado no nariz ou nas bochechas.

O beijo de língua é chamado de “união de almas” na França.  Vulgarmente, os franceses são atribuídos pela invenção deste tipo de beijo.

A palavra ósculo é sinónimo de beijo em português. A palavra tem origem do latim “osculum”, que significa “boca pequena”, ou seja, o movimento feito com os lábios no momento do beijo.

Curiosidades ao nível da Saúde

Combate a depressão

Diminui o stress, porque baixa os níveis de cortisol, uma hormona envolvida na resposta ao stress, fazendo com que a pessoa fique mais calma.

Faz aumentar a auto-estima, dado que para beijarmos outra pessoa, essa pessoa tem de aceitar. Mas também pode diminuir a auto estima, se a outra pessoa não aceitar o beijo.

Ajuda a relaxar e provoca felicidade no casal, pois liberta endorfinas, substâncias químicas que proporcionam sensações de prazer, euforia, bem-estar.

Exercita 29 músculos da face e 32 da língua.

Queima cerca de 12 a 18 calorias.

Aumenta a tensão arterial e a temperatura da pele.

Acelera a frequência respiratória.

Acelera o ritmo cardíaco, o que faz aumentar a oxigenação das células, estimular as funções circulatórias e diminuir a insónia e as dores de cabeça.

Pesquisas comprovam que o beijo prolonga a sobrevivência dos órgãos do corpo, já que mexe, por exemplo, com o fígado e o sistema digestivo.

Tudo o que acontece durante o acto estimula a musculatura e a circulação, fazendo com que o metabolismo funcione melhor.

Ajuda a prevenir contra cáries, pois aumenta a produção de saliva que colabora na limpeza da boca.

A saliva trocada num beijo, contém diversas substâncias como gordura, sais minerais, proteínas, etc. Esta troca de substâncias pode incentivar a produção de anticorpos pela sua relação com antígenos associados a diferentes doenças.

Os corpos das pessoas, enquanto ocorre o beijo, produzem substâncias 200 vezes mais poderosas do que a morfina em termos de efeito narcótico. É por isso que um casal pode sentir euforia ou êxtase durante um beijo.

A mucosa dos lábios, inclusive, é semelhante à mucosa do pênis e do clitóris, o que lhe permite enviar ao cérebro as sensações percebidas. O cérebro, por sua vez, responde com a libertação de hormonas, preparando o corpo para a actividade sexual.

Activa também o aumento do estrogênio (hormona feminina), da testosterona (hormona masculina) e dos feromônios (que dão o aroma da atracção)". Quando um casal se beija e não dá certo, é comum ouvir de um dos lados (ou dos dois) que "não houve química". A frase está correcta. Cada pessoa possui um cheiro diferente, que pode ou não combinar com o cheiro do parceiro, dependendo da idade e da alimentação. Quando não combina, o beijo fica desagradável.

As doenças do Beijo
Se não houver cuidados, beijar pode porém fazer mal à saúde. Estima-se que através da saliva, o beijo pode ser o veículo de 250 bactérias. E, por isso, pode dar origem a doenças como constipação, hepatite, tuberculose, herpes labial, mononucleose infecciosa e, se houver sangue ou feridas, sífilis


Fontes:

Sites:
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário