terça-feira, 12 de abril de 2011

Questionário sobre a VOZ


Questionário: A sua voz está boa?

Este questionário, permite avaliar o estado da nossa voz. Este inquérito é utilizado frequentemente na prática clínica para avaliar as alterações vocais. O questionário Voice-Related Quality of Life Measure foi adaptado do Vocal Health Center da Universidade de Michigan sendo semelhante ao utilizado noutros centros dos Estados Unidos. É um indicador da Voz e Qualidade de vida (Voice-Related Quality of Life (V-RQOL).

Responda ao questionário abaixo (a tabela anexa indica como se devem interpretar os resultados).

Se notou a existência de alguma alteração na sua voz responda a cada uma das questões numa escala de 1 a 5. As respostas devem basear-se nas características da voz nas últimas duas semanas.
  1. Não constitui problema
  2. Problema ligeiro
  3. Problema moderado (médio)
  4. Problema frequente
  5. Problema grave
Qual o grau do problema?

Devido à minha voz...

Tenho dificuldades em falar alto ou de ser ouvido em situações ruidosas

Falta-me o ar e preciso de respirar frequentemente quando falo

Não sei como vai sair a voz quando começo a falar

Fico ansioso

Fico deprimido

Tenho problemas a falar ao telefone

Tenho problemas no exercício profissional

Evito conviver

Tenho que repetir para ser compreendido

Tornei-me menos comunicativo

Interprete o seu resultado
Depois de classificar cada uma das questões some a pontuação. No quadro anexo está indicado a correlação entre a pontuação obtida com a escala (V-RQOL) que vai de 0 a 100.
Se a sua classificação na escala (V-RQOL) for baixa vá ao seu Otorrinolaringologista. A maior parte das doenças da voz são tratáveis se forem diagnosticadas precocemente.

Classificação do seu questionário
Pontuação: / Escala V-RQOL:
10                     100 = Excelente
20                      75 = Suficiente a Bom
30                      50 = Fraco a Suficiente
40                      25 = Fraco
50                      0 = Mau

Se notar uma alteração de voz (ex: rouquidão ou voz áspera) que se torne persistente, consulte o seu Otorrinolaringologista.

Fonte:

Sem comentários:

Enviar um comentário